JOVENS MÚSICOS ABREM O ANO DA ALEMANHA NO BRASIL COM CONCERTO NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

    
Para comemorar a abertura oficial do Ano da Alemanha no Brasil tivemos no dia 14 de Maio um concerto no Theatro Municipal de São Paulo. Um misto entre jovens alemães e brasileiros compuseram a Orquestra Lanxess Yong Euro Classic , eta nome bonito pra uma orquestra. Engravatados de todos os lados e madames muito bem vestidas foram a presença majoritária no evento.
   O que escrever sobre uma orquestra recém formada de jovens músicos? Primeiro tenho que elogiar a coragem do programa, poderiam colocar um repertório fácil , com trechos famosos de óperas e valsinhas de Strauss. Optaram pela dificuldade e mandaram Von Weber, Villa-Lobos , Mozart e Brahms. Para aprender os jovens tem que encarar os grandes compositores, essa é a regra.

   Erros foram muitos, desafinadas ocorreram aos montes, tudo perdoável para uma orquestra de jovens sem o menor entrosamento. Como sempre os metais pecaram mais que os outros naipes. O esforçado maestro conseguiu arrancar, com muito trabalho, uma sonoridade interessante em diversas passagens do concerto, principalmente com as cordas.
   A abertura da ópera O Franco Atirador de Von Weber mostrou metais assassinando a partitura. Música alemã com força e potência exige tudo desse naipe, que se perdeu com a juventude dos moços. A Bachiana número 5 de Villa-Lobos interpretada pelo soprano Rosana Lamosa foi a sensação da noite. Lamosa exprimiu uma voz lírica com agudos claros e coloraturas tímidas. A bela música de Villa-Lobos agrada aos ouvidos e mesmo o soprano inventando moda no final da partitura , cantando com a boca fechada, surtiu um efeito interessante.
   A Exsultate Jubilate de Mozart mostrou uma orquestra em boa cadência e o soprano com voz consistente apesar de alguns desencontros com a orquestra.
   Quando vi o respeitável público, todos com roupas chiquérrimas e de grifes famosas, no teatro imaginei que a grande maioria mostraria a cara e se mandaria no intervalo. Pensei que era um evento social onde as pessoas vão com outros interesses e a música é só um detalhe. Quebrei a cara, a grande maioria ficou para a segunda parte.  A Sinfonia número 1 de Brahms teve algumas desafinadas, as madeiras pecaram no volume e os metais na sonoridade. Destaque para o belo solo de violino da Spala alemã, muito aplaudido, erroneamente pelo público entre um movimento e outro.
Ali Hassan Ayache 

Comentários

  1. Bacana o post!
    Só um pequeno detalhe: a soprano não inventou moda, na partitura está escrita uma melodia, uma parte que deve ser cantada em "bocca chiusa" (boca fechada) mesmo. Que, aliás, não é uma execução simples...Foi o próprio Compositor que escreveu assim, ok?!

    ResponderExcluir
  2. Ah... já escreveram: EXATAMENTE... O soprano fez o que o compositor escreveu e, não é nada fácil. Isto mostra o quão boa é sua técnica. Antes de escrever algumas coisas, SAIBA o que está escrevendo... pra não dizer bobagens e "inventar moda"... Falar é fácil, fazer é que é difícil...

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Lopes Pereira15 de maio de 2013 às 17:39

    Estive lá ontem, foi um concerto mediano se for comparado com os concertos da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo sob a batuta de Cláudio Cruz que está a fazer um ótimo trabalho junto a essa meninada.
    Alguns músicos presentes eram da orquestra Jovem, e foi uma mistura bem interessante.
    O ponto fraco do concerto foram as trompas e os metais, as madeiras escorregaram um pouco.
    Vale destacar que a Spalla solou muito bem e certamente terá um futuro brilhante pela frente.
    Talvez se os músicos brasileiros e alemães interagirem mais certamente teremos apresentações melhores no futuro.

    No geral foi um bom concerto com um bom público e sempre é bom prestigiar orquestras jovens, pois eles são o futuro da nossa música

    ResponderExcluir
  4. Assisti o concerto da orquestra na terça feira, e posso afirmar que a crítica feita realmente não tem nada a ver com o que foi apresentado pelos jovens músicos e a solista, que conseguiram entreter, e muito o publico. Falhas acontecem com todas as orquestras do mundo, algumas são raridade, mas acontece sim. A orquestra está de parabéns, pois mesmo sem entrosamento entre os jovens, eles fizeram um otimo trabalho, o publico com certeza concorda com minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. esse "critico" nao sabe nada!

    ResponderExcluir
  6. Horrível sua critica! O que seria coloratutas tímidas? Quem é você pra falar da Lamosa assim... Gente vamos boicotar esse buffone

    ResponderExcluir
  7. Depois de tanto ceticismo, negativismo. desconhecimento e ignorância musical e falta de assunto do bloguista só resta dizer que se a orquestra errou isso é admissível para uma orquestra de estudantes e com pouco tempo para se entrosarem ensaiarem , se até uma orquestra de profissionais erra porque uma de jovens estudantes não pode errar ? Até o bloguista errou ao dizer que: JOVENS MÚSICOS ABEREM O ANO DA ALEMANHA NO BRASIL o correto seria dizer : ( ABREM ).

    ResponderExcluir
  8. Por gentileza,cuidado com o português! E aprenda um pouco mais sobre música!
    ....critica de leigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!
      Inventar moda? Ficou bem claro que nunca ouviu a peça antes e nem procurou saber se era isso mesmo antes de escrever essa "crítica".

      Excluir
  9. Caro Ali Hassan Ayache, acompanhei parte dos ensaios desses jovens, eles ensaiaram duramente todos os dias além de enfrentarem horários de picos, trens e ônibus cheios. Quando assisti o concerto fiquei impressionado com a "energia" e o "resultado" da luta desses jovens. Claudio Cruz já falou em público que é fã e admira muito esses jovens! Você discorda de Claudio Cruz? O maestro Franck Shipway já esteve a frente da Orquestra Jovem e já elogiou muito e sentiu-se orgulhoso pelo resultado, você discorda de Franck Shipway? A ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO FOI APLAUDIDA EM PÉ E TAMBÉM ENTRE MOVIMENTOS DE PEÇAS NA ALEMANHA! VOCÊ DISCORDA DOS ALEMÃES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse critico de final de semana, pensa que sabe alguma coisa, na realidade ele esta ganhando ibope!
      Voces ainda nao entederam que falar ma rende assunto, essa é a tecnica, sempre foi assim...
      Gente, eu amei o concerto e discordo tambem, mas ele tem esse bloguizinho e nos lemos aqui essa babozeiras...

      Excluir
  10. A Orquestra Jovem não é a uma orquestra FAMOSA, a MELHOR do mundo; todos nós concordamos, não é?

    O trabalho realizado é ótimo, mas SEM DÚVIDA, deve existir algo que não acontece ou que acontece demais para essa orquestra não estar no topo da lista (com a tão famosa Filarmônica de Berlim, por exemplo).

    Exagerado ou não, o crítico falou o que nós músicos quase NUNCA ouvimos em relação à um concerto. Quantas pessoas nos ouvem e ao final do concerto dizem: foi muito bonito! Nós criticamos essas pessoas?

    Por toda nossa vida existem críticos que, certos ou errados, têm direito de se expressarem; assim seja feito.

    Vamos parar de querer escutar aquilo que queremos e criar uma cultura um pouco mais SINCERA, ALERTA, VIVA, OBJETIVA. Olha só o que fazem os políticos em Brasília? Não vejo muitos pesquisando e reclamando dessa roubalheira....

    Que críticas como essa CONTINUEM (afinal, para existir o bem, tem que existir o mal) e sirvam para motivar esses jovens com um futuro promissor a darem o máximo de inteligência e suor, com muita disciplina e determinação.

    Trabalho é trabalho, descanso é descanso e brincadeira tem hora.

    Que na preparação de vocês, seja nos ensaios ou na vida, vocês saibam aproveitar para escutar e aprender ao máximo.

    Boa sorte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas