A ESTREIA DE BIDU SAYÃO NO METROPOLITAN OPERA HOUSE DE NOVA YORQUE. MANON DE MASSENET

  Canto da Saudade, 1935 (In Portugese)

    Bons tempos em que íamos às livrarias para garimpar novidades. Os atendentes entendiam do assunto, cada um se especializava em uma área e dialogava com o cliente. Saudades da livraria Brasiliense no centro de São Paulo, os atendentes conheciam todo o tipo de publicação. Hoje em dia as pequenas livrarias , praticamente desapareceram, sobraram as grandes redes. Atendentes que não entendem de assunto nenhum são , em geral , a regra. Trabalho hercúleo é encontrar um e quando você consegue, ele só sabe olhar para o computador e informar o óbvio.
   Garimpava eu em uma grande livraria de São Paulo , quando vejo um senhor tentando encontrar alguém para orientá-lo. Procura um bom tempo e depois de muita labuta, uma simpática e bela atendente lhe da atenção. Jeito de descolada, brincos pra todo lado e um sorriso falso no rosto. Ele lhe relata que quer presentear uma amiga com a ópera Nabucco de Verdi . Ela sequer imagina o que seja Nabucco e muito menos quem seja Verdi. Vai ao computador e esse lhe informa que essa ópera esta esgotada. Provavelmente digitou Nabucco com um C e o sistema não encontrou nada.  
   Decepcionado o senhor lhe agradece. Na minha frente, na prateleira, cara a cara, estava um Box em CD dessa ópera . Mostro ao senhor e ele se espanta, não entende nada , nem olha o preço e vai direto ao caixa.
Bidu Sayão

  Nesse dia me deparo com outra novidade, nem sequer imaginava que essa gravação existia. Um Box triplo com a estreia da grande cantora brasileira Bidu Sayão no Metropolitan Opera House de Nova Yorque. Lançado pelo selo Naxos, a gravação da ópera Manon de Massenet foi realizada em 13 de Fevereiro de 1937. Nem penso duas vezes , comprei na hora.
Bidu Sayão

   Ansiedade total, estava alucinado para ouvir a bela voz do rouxinol brasileiro. Não me decepciono, todo o lirismo e  a grande técnica de Bidu Sayão estavam na gravação. O soprano tinha uma voz pequena, mas um timbre de beleza monumental, as notas saem como uma delicadeza única. Uma voz leve e especial e com uma luminosidade incrível. O sucesso de Bidu Sayão no Met foi consequencia desse belo timbre, em uma época em que as vozes eram o elemento primordial da ópera,  cantou em várias temporadas e sempre agradou aos gringos.
  Mostrei a gravação aos amigos da antiga, todos ficaram surpresos , tive que fazer cópias dessa ópera. Documento raro, Bidu Sayão estreando no Met e cantando muito . Grata surpresa!

Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Marcelo Lopes Pereira6 de junho de 2012 às 10:11

    Noutro dia na maior livraria da Paulista, estava olhando a parte de discos e DVD´s quando apareceu um turista europeu num inglês arrastado pedindo uma ópera brasileira. Os novos atendentes que haviam começado poucos dias antes obviamente não conseguiram ajudar, como eu estava lá conversei com o turista e lhe expliquei a respeito de Carlos Gomes e Villa-Lobos. Rapidamente pedi aos atendentes que procurassem algumas gravações que tenho (Il Guarany com Plácido Domingo, e a monumental obra Floresta do Amazonas com a Bidu Sayão de 1959), vergonhosamente ambas estavam esgotadas !

    Sendo assim achei um DVD mais recente da Floresta do Amazonas com o Isaac Karabtchevsky, e o conjunto de uma nova edição de 6 cd,s do Villa-Lobos por ele mesmo e expliquei que não se tratavam de ópera porém eram uma amostra de qualidade do que a música brasileira têm de melhor. Ele ficou feliz e levou duas cópias de cada uma dessas edições.

    Vejo que o descaso com nossa música e história além da falta de cultura das pessoas certamente irão passar uma imagem de desleixo e descaso em eventos como a Copa e Olimpíadas, itens de uma cultura mais "universal" como a música erudita devem pelo menos ser de conhecimento de um atendente de loja de CD´s em plena Av. Paulista, e também de pessoas que se dizem envolvidas com cultura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas